Nosso Patrono



Nosso Patrono nasceu aos 21/08/1911 na Freguesia de São Cristóvão de Nogueira, Conselho de Cinfões de Douro Portugal, filho de Joaquim Pereira e Maria do Couto. Desde criança demonstrou seu espírito de aventura. 

Juntava-se aos tios no trabalho de carregamento de vinho, que levaram através do Rio Douro para a Companhia Vinícolas do Porto. Mas isso ainda era pouco para quem sonhava tanto. Assim, decidiu aos 17 anos partir para uma aventura maior: sozinho "descobriu o Brasil".

Ingressou na vida do comércio e depois de muitas dificuldades firmou-se na indústria, tendo destaque na elaboração de materiais de limpeza e devido ao seu tino para o comércio estendeu sua indústria por vários estados do Brasil. 

Sempre ao seu lado estava sua esposa Palmyra da Silva Pereira, com quem se casou em 1935, gerando três filhas: Adelaide, Palmyra e Maria, sendo que duas seguiram carreira no Magistério Primário. Desejando fazer cada vez mais pelo bairro de Tomás Coelho, onde conseguiu adquirir algumas propriedades, seu caminho foi interrompido e veio a falecer em janeiro de 1960.

Sua mulher, com a perda do fundador da Água Sanitária Super Globo S.A., e com o desejo de continuar a seguir os sonhos de seu marido de investir no campo da educação, doou 1.600m², localizados na Rua Moacir de Almeida para que fosse construída uma Escola de 1º Grau e nada mais justo que essa também tivesse seu marido como Patrono, que também deu nome à escola. A lembrança de Antonio Pereira se estenderá não só pelo Campo Industrial como no aprimoramento da Educação no nosso país.

1 comentários: